Vale lembrar que os cuidados com a alimentação começam na hora de fazer compras. A primeira dica é: ler o rótulo. É importante saber o que consumimos. A única restrição é o consumo de produtos que tenham gordura trans. Não existe recomendação diária desse tipo de gordura e, ela diminui a elasticidade dos vasos sanguíneos.
Também é bom evitar comprar comida pronta. Mas, como nem sempre é possível fazer tudo em casa e acabamos nos rendendo a enlatados e coisas do gênero, vale tomar alguns cuidados.
Um deles é não comprar latas que estejam amassadas. Do lado de dentro da embalagem existe uma camada de proteção para separar o alumínio do alimento. Ao amassar a lata, essa proteção se rompe e o nível de alumínio do alimento aumenta – alumínio é um metal tóxico, por isso em grandes quantidades pode ser perigoso. Como sabemos, o ideal é comprar apenas produtos orgânicos, pois os agrotóxicos são prejudiciais a saúde. E também sabemos que os orgânicos costumam ser mais caros e nem sempre cabem no nosso bolso. O que sugerimos é que se compre, pelo menos, a versão orgânica dos alimentos que têm maior índice de resíduo de agrotóxico.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no topo da lista dos mais contaminados está o pimentão, pepino, alface, cenoura e abacaxi.
É importante ressaltar que essas são apenas recomendações gerais e podem não servir para alguns casos específicos, além de não substituir uma consulta com nutricionista. Em caso de dúvida, procure um profissional.